Assine nossa newsletter

Investimento em inovação e tecnologia de dados para alavancar o setor turístico


Investimento em inovação e tecnologia de dados para alavancar o setor turístico

O subsecretário de Inovação e Gestão do Conhecimento, Marcelo Garcia, participou nesta semana da Working Party on Tourism Statistics, na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris. Durante o evento, o representante do Brasil afirmou que a criação da subsecretaria de Inovação e Gestão do Conhecimento revela o crescente interesse do Brasil no tema inovação e no uso inteligente de dados.

“Nós temos uma série de iniciativas no uso de inteligência artificial, como a criação de um chatbot para atender aos turistas de forma rápida e econômica. Com o robô, teremos um perfil e poderemos entender melhor os sentimentos dos turistas que viajam pelos nossos destinos”, comentou Marcelo. 

Em paralelo, ele afirmou que o MTur tem trabalhado para consolidar uma central de dados, abastecida por uma série de diferentes fontes e com indicadores econômicos, além do perfil dos turistas estrangeiros e domésticos. O objetivo é entender as demandas do setor e prover informações estratégicas sempre que necessário. 

“Nossa meta com o BigData é entender melhor a oferta e a demanda para conseguir maximizar essa relação, tanto otimizando a oferta quanto baixando o custo para o turista”, comentou o subsecretário de Inovação e Gestão do Conhecimento. 

Para alcançar o objetivo, o MTur vai realizar hackathons, eventos de ciência dos dados, e se aproximar da academia. Marcelo reforçou que o turismo é uma grande vocação brasileira e o uso da tecnologia para entender, em detalhe, todas as possibilidades pode ser um importante catalisador do crescimento do setor no país.




Por
27/06/2019


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!